Patas Arriba
“Hace ciento treinta años, después de visitar el país de las maravillas, Alicia se metió en un espejo para descubrir el mundo al revés. Si Alicia renaciera en nuestros días, no necesitaria atravesar ningún espejo: le bastaría con asomarse a la ventana. Al fin del milenio, el mundo al revés está a la vista: es el mundo tal cual es, con la izquierda a la derecha, el ombligo en la espalda y la cabeza en los pies.”

Se Alice, do País das Maravilhas, renascesse nos nossos dias não necessitaria de um espelho para descobrir o mundo ao revés. Para explorar o mundo ao contrário bastaria que a personagem de Lewis Carroll olhasse através de uma janela. É o que medita Eduardo Galeano na sua obra Patas Arriba – La escuela del mundo al revés.

Através da literatura de Galeano, autor contemporâneo, um dos mais célebres de toda a América Latina, surge a inspiração para a obra de dança contemporânea engajada no questionamento de uma sociedade controversa e na poética da simplicidade dos meios de vida.

Em Patas Arriba, Rui Moreira, bailarino, diretor e coreógrafo, radicado em Belo Horizonte MG, assume a direção de um peculiar elenco formado por bailarinos contemporâneos e dançarinos de danças urbanas.

Para expressar um mundo de “pernas pro ar” através da dança foi necessário um trabalho minucioso de pesquisa e uma longa jornada de ensaios e experimentações que resultaram em uma poética homenagem através da linguagem da dança à obra Patas Arriba.

Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, Patas Arriba é uma montagem baseada em uma grande obra, pensada por uma equipe capacitada, criada por qualificados artistas e adotada com bastante entusiasmo e responsabilidade por um conjunto de pessoas que acreditam na dança  como linguagem artística de transformação.

Serviço

Patas Arriba – Espetáculo de Dança

Duração: 52 minutos

Direção Artística e Coreografia: Rui Moreira

Elenco: Andressa Pereira, Béthany Martínez, Daniel Cavalheiro, Elias Roso Jr., Escobar Júnior e Rodrigo Scherer

Iluminação: Maurício Moura e Kyrie Isnardi

Figurinos: Alexandre Magalhães e Silva

Direção de Ensaios:  Andrea Spolaor e Claudia Daronch

Fotografias: Andréa Ludwig Cocolichio e Julio Appel

Produção: Humanitas Arte e Cultura

Direção Executiva: Marise Siqueira 

Agradecimentos: Gustavo de Mello, Sigrid Nora, Julinho R. C., Julio Appel, Lisete Arnizaut de Vargas, Miguel Sisto Jr, Luiza Karnas e Katia Farias

 

 

 

2014 JamSession © All rights reserved.